Apartir desse artigo explicarei sobre a CIPA- comissão interna de prevenção de acidentes. Todas as Normas Regulamentadoras – NRs do MTE- Ministério do Trabalho e Emprego devem ser pensadas não como um instrumento de punição ou para tirar dinheiro da empresa. Mas como um instrumento de melhoria constante.
O objetivo da CIPA é adequar as relações do homem ao trabalho, e prevenir acidentes. Por exemplo: uma confecção possui riscos como ruído, cadeiras inadequadas ao trabalhador. A CIPA em parceria com o SESMET ( Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho) elaborará um plano de ação como treinamentos para o uso de EPI(equipamentos de proteção individual), manutenção de maquinas e troca de cadeiras. Caso a empresa não possua a quantidade de funcionários adequada para possuir um SESMET ,este será substituído por profissionais terceirizados
Qual a vantagem de investir nessas ações? O trabalho rende mais pois trabalhar numa cadeira inadequada causa dor nas costas e o trabalho não rende. Em relação ao EPI não terá processos trabalhistas por perda auditiva.
Esse é um dos principais objetivos da CIPA. Compensa investir na CIPA, um custo que terá seu retorno.
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